5
mar

Primeira dama de Mato Grosso recebe delegação sul africana acompanhada da BPW Brasil

A primeira Dama do Estado de Mato Grosso e secretária de Trabalho  e Assistência Social-SETAS, Roseli Barbosa recebeu em seu gabinete, no dia 1° de março, integrantes da delegação da África do Sul, representando a BWA – Business Women Association, e a Fundação OXFAM International. A delegação africana esteve acompanhada de integrantes da  Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais, BPW Brasil, e da BPW Cuiabá.  O assunto em pauta foi o compartilhamento de experiências, destacando-se políticas públicas para as mulheres e o combate a violência contra a mulher. O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa de maneira muito simpática foi cumprimentar a delegação, participando de um histórico registro fotográfico que legitima o quanto a BPW Brasil está ampliando sua rede de relacionamentos.

Sueli Batista, presidente da BPW destacou na abertura da reunião que a organização está recebendo a delegação sul africana, através de cooperação técnica, representada pelas líderes: Claire Mathonsi – Presidente da WBA, Nia Kubheka – Gerente de Programa da WBA,  e Sixolile Ngcobo – Parceira e Doadora, Conselheira dos Direitos da Mulher da OXFAM. Foi definida na programação as cidades  de São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá.

Roseli disse que desde que assumiu o governo, ela tem trabalhado de forma alinhada com as diretrizes estabelecidas em nível nacional para conter a violência contra a mulher. “O governador Silval Barbosa assinou o Pacto do Governo federal, neste sentido”, destacou. Uma outra ação interessante focada nas políticas do Governo de Mato Grosso, é o trabalho na linha do empreendedorismo, que já capacitou no primeiro ano de implantação cerca de 5 mil mulheres. “Nossa meta é atingirmos 140 municípios, através de cursos e também viabilizando o acesso das mulheres ao microcrédito.

Ao falar especificamente do microcrédito, Roseli informou que se trabalha com empréstimos de Até R$ 1.500,00 para pagamento em 18 meses, com “juros zero”. Sueli Batista lembrou que a BPW Cuiabá, quando foi presidente foi parceira da MT Fomento, desenvolvendo todo estudo e defesa deste tipo de empréstimo para mulheres que se concentravam principalmente nas áreas de confecção e artesanato.

Ana Emilia Sotero, gestora da Superintendência de Políticas Públicas para Mulher, foi convidada para a reunião e centrou sua fala no Pacto de Enfrentamento da violência. Segundo ela há eixos que contemplam a Lei Maria da Penha, a promoção a Promoção Direitos Humanos Mulheres em Situação de prisão, a Saúde das Mulheres HIV, a Educação da Mulhere a Geração de emprego e renda. Falou também sobre o Centro Integrado da Mulher, com ampla rede de atendimento, sendo que em 2012, o  trabalho no  judiciário foi apresentando de forma embrionário.

Sueli agradeceu a atenção dispensada à sua solicitação da audiência, sendo que Roseli Barbosa, convocou seu estafe para a reunião, sendo que participaram: Jean Estevan Campos Oliveira- sub-secretário de  Assistência Social, Vanessa Rosin – sub-secretária Trabalho e Emprego, Dalva Couto. Representaram a BPW na oportunidade, a presidente da organização em Cuiabá, Mariza Bazo, a assessora da presidência da BPW Brasil, em, São Paulo, Vera Di Pietro, a diretora da BPW Cuiabá, e cônsul da Alemanha, Tânia Kramm e a capitã  Emirella Martins.