5
mar

Coordenadora de Relações Internacionais da BPW Brasil ministra workshop sobre rodada de negócios

        Sara falou sobre quais são os benefícios para quem participa e também fez uma introdução ao Comércio Exterior. Explicou quais são os principais mecanismos de financiamento e onde buscar apoio. "Rodadas de Negócios são a forma pela qual empresas compradoras e empresas vendedoras estabelecem contatos visando à geração de negócios, onde as vendedoras apresentam suas ofertas para suprir as demandas das compradoras. É uma reunião de empresas de diversos segmentos e portes para criar novas oportunidades de negócios, aproximando-as e fortalecendo as respectivas redes de contatos. Este tipo de evento proporciona a aproximação de grandes e médias empresas, com as pequenas e micro empresas, visando o desenvolvimento de novos negócios”, explicou.

A consultora introduziu o assunto sobre Comércio Exterior falando sobre os requisitos necessários para as empresárias tornarem-se exportadoras. “Tempo e capital são essenciais para começar a exportar. As exportações começam a ter resultados a médio ou longo prazo, por isso é necessário estudar os mercados, selecionar parceiros, desenvolver ou alterar produtos, embalagem, certificações, entre outras coisas. Ter o capital para começar a exportar é imprescindível, pois é preciso investir em viagens, telefonemas, pesquisas de mercado, malas diretas, feiras, etc. Durante o período da tarde, foi realizada a Rodada de Negócios entre as empresárias com a mediação da consultora.

O encontro contou com a presença da Diretora do Sebrae-MT, Leide Katayama. “O Sebrae, juntamente com a BPW Cuiabá organiza o Março É Mulher, evento do qual a Rodada de Negócios faz parte. Para o Sebrae é de extrema importância apoiar este tipo de iniciativa, pois se trata de uma realidade que vem crescendo no Brasil a cada dia, que é o empreendedorismo feminino”, comentou Leide. O Superintendente do Sistema Fiemt, José Carlos Dorde também participou do evento. “Este encontro é muito importante porque que trata sobre empreendedorismo. É um evento de primeiro mundo. Apenas países como Canadá e Estados Unidos fazem encontros de mulheres para tratar de negócios neste nível”.

O “Março é Mulher” é uma realização da BPW Cuiabá, em parceria com o Sebrae-MT, patrocínio do Sistema FIEMT, Fecomércio MT, Senac, Plaenge, Farmácia Nossa Senhora de Fátima, Matos – O Boticário, Puríssima, apoio do Governo do Estado, Secretaria do Estado de Trabalho e Assistência Social, Secretaria de Estado de Cultura, Sindicato dos Representantes Comerciais – SIRECOM, Conselho Regional de Contabilidade CRCMT, Banco Nacional de Empregos, Comissão do Direito da Mulher da OAB/MT, Conselho Regional de Odontologia – CRO/MT, Sala da Mulher – AL, UFMT, Instituto EcoGente, Gráfica Defanti, Multi Padrão, Ostrich, Eletro Fios, Grupo Musical Fino do Mato, Unisat, Unimed e PróUnim. Comunicação e organização da Studio Press Comunicação, Jornal Rosa Choque, Vivaz Assessoria e Eventos e Carla Guberth.